SEJAM BEM VINDOS!

SEJAM BEM VINDOS!
volte sempre!

domingo, 26 de fevereiro de 2012

CIDADANIA

Alunos das 7A, B, C

Durante as duas primeiras semanas de aula conversamos sobre como estudar História é importante para as pessoas, pois conhecendo o passado podemos entender melhor o nosso presente e planejar o futuro!
Também conversamos que conhecer a História do nosso país nos ajuda a sermos cidadãos melhores.

Espero que todos tenham compreendido que cidadania é a participação social e política das pessoas através do exercício dos direitos e dos deveres. É a adoção de atitudes corretas no dia-a-dia, tais como solidariedade, cooperação, respeito aos outros. É viver dignamente, respeitando a si e ao outros, e não concordar com as injustiças.

ROTEIRO PARA A ATIVIDADE:

1) Comentar nesta postagem se você tem feito algo para ser um cidadão solidário e respeitoso. Em quais situações isto tem acontecido?

2) Lembre da lista de direitos e deveres que fizemos em sala de aula e a partir daí pesquise imagens na internet que mostrem situações em que os direitos são respeitados OU os deveres são cumpridos pelas pessoas.

3) Escreva uma legenda para a imagem explicando sua ideia.

4) Capriche, pois ao final vamos montar uma apresentação com todas as imagens e expor para toda a escola.

Bons estudos!

67 comentários:

  1. Mais só isso não os mendigos tanbem tem o direito de ter uma moradia direita e as pessoas não bater nos moradores de rua tambem tem o direito de ser respeitados pela as pessoas tanto ricas como bem de vida brigada professora pelo o blog ensinado alguma coisa pros alunoos obrigada, esse comentario fis por minha conta obrigada por ensina os alunos da 7ªC brigada fica com DEUS e mais uma vez obrigada pelo blog POLIANA.BEATRIZ 7ªC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beatriz,eu que agradeço pelo seu interesse... e vc tem razão todos temos o direito de sermos respeitados!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Eu procuro ajudar as pessoas quando perguntam uma informação , quando estou na AACD ( centro de reabilitação ) procuro ser útil ajudando as crianças cadeirantes e as mães , como por exemplo : pegando um copo de água , um guardanapo , empurrando a cadeira para alguma criança , certificando que nos ônibus os cobradores usem o elevador , sendo que é um direito porém muitas vezes temos que brigar para que nossos direitos sejam cumpridos , e com essa pergunta que estou respondendo fico a me perguntar onde posso ser mais útil sabendo que pequenos gestos fazem a diferença .
    Giulia Bianca Tozato
    7ªA Obrigado !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Giulia, parar para pensar... é assim que aprendemos e melhoramos nossas atitudes. Parabéns!

      Excluir
  3. Eu tento ajudar as pessoas com dificuldades na lição ou na leitura.Quando eu estou dentro do ônibus,percebo que algumas pessoas fingem estarem dormindo,para não dar lugar para as pessoas que tem preferências nas cadeiras reservas para:Gestantes,idoso,criança de colo e pessoas com algum tipo de deficiência.As vezes tenho que pedir para as pessoas que estão fingindo, para dar lugar para as pessoas idosas,gestantes e etc...Aí eu fico me perguntando,até que ponto essas pessoas vão continuar a fingirem que estão dormindo,só para não dar o lugar de preferência?Até que ponto o ser humano vai continuar a fazer isso de maneira tão mal educada, e vai demorar muito para que o nosso país desvalorize por causa de falta de respeito com idosos,gestantes,criança de colo e etc..O nosso país esta se desvalorizando aos poucos,por conta das pessoas que não sabem respeitar, e levam isso tudo a brincadeira.
    Bianca de Oliveira Pereira
    7ºA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bianca, também fico preocupada, como vc, pensando que as pessoas precisam entender que quando se respeita um direito de outro, consequentemente também serei respeitado.

      Excluir
  4. Tooddoos Tem Direito De moradia , mas muitos por ai estão morando na rua principalmente em São Paulo um Estado tão rico .
    Crristianee Luiza 7°C
    Obbrigadaa Por Ser minha Professora !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiza, agradeço pelo seu interesse e concordo com você... é um absurdo que em São Paulo tantas pessoas morem nas ruas.

      Excluir
  5. Olá prof.POLIANNA..bom,todos nós temos direitos.
    mas para mim o direito mais importante é termos uma moradia digna para podermos chegar de noite,encostarmos a cabeça no travesseiro e dizer:é isso eu construi com o meu sangue e estou muito feliz por isso.mas muita gente não tem esse direito.o que eu tenho feito para ser uma boa cidadã ,é sempre estar ajudando ao meu próximo como por exemplo : meus amigos,conhecidos etc..
    Ana Paula-7ªA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Paula, continue fazendo a sua parte, pois assim você faz a diferença nesse mundo para melhor!

      Excluir
    2. com certeza pode contar comigo.bjs

      Excluir
  6. ahhhh e seu blog é muito lindo!!!!!!!!!bjs ana paula-7a

    ResponderExcluir
  7. Bom, todos tem direito de ter uma boa moradia, boa educação, segurança, saneamento básico, trabalho, carteira de motorista etc... E com esses direitos vem deveres, como respeitar a seus iguais, respeitar as leis de transito, trabalhar, estudar e outros, e do mesmo jeito que nao gostamos quando alguem dirige bebado outras pessoas não gostam quando nós maltratamos, roubamos ou humilhamos pessoas ou animais... Cada um tem que fazer sua parte, respeitando o direito dos outros, e cumprindo seus deveres! Marcos 7°A
    Nossa, me inspirei nesse comentário escutando Nickelbeck! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos, você conseguiu resumir muito bem o que é cidadania. Parabéns!
      Ah! adoro Far Away da Nickelbeck!

      Excluir
  8. Nos quando entramos no ônibus nos damos o acento para as pessoas que precisam muito mais do que agente.Geovana e Gabrilly 7b

    ResponderExcluir
  9. eu muitas vezes vou pra lugares de onibus e sempre sobe pessoas idosas e eu cedo meu lugar a eles porque sei que isso é ocerto a fazer,respeito a faixa de pedestres poque não quero ser mais uma vítima do trânsito.
    Karol e Cintia 7°b

    ResponderExcluir
  10. quandeo nos estamos passando nimgem respeita a facha e sai atropelando todo mundo NOME:nycolle SERIE 7b

    ResponderExcluir
  11. QUANDO ESTOU NO ONIBUS DOU O MEU ACENTO PARA PESSOAS PORTADORAS DE NECESSIDADE FISICAS,PESSOAS COM MAIS IDADE
    E GESTANTES! NOME:JAKELINE 7B

    ResponderExcluir
  12. Sim,quando eu estou em uma fila de um banco,
    e tem um idoso na minha frente eu passo a vez para essa pessoa.
    denilson jean
    7B

    ResponderExcluir
  13. quando eu vo no mercado sempre tem um senhor atras de min e eu deixo ele passar na minha frente. RaGe Dos sanToS costa 7ª b

    ResponderExcluir
  14. sim ,eu quando vou no mercado senpre tem ums senhores atrás de mim ,ai eu deixo eles passarem pra eles nao ficarem muito tenpo di pé . luiz carlos 7b .

    ResponderExcluir
  15. quamdo eu estou passeando na rua e vejo um medigo eu o ajudo pq acho que todos devem ter direitos iguais e ja que isso nao acomtece no brasil eu temto mudar ajudando do modo que posso

    ResponderExcluir
  16. Tenho ajudado as pessoas,quando entro no Ônibus dou o meu lugar mesmo que não esteja na cadeira de preferência,para as pessoas idosas,gestantes,com deficiencias especiais e pessoas com crianças de colo.
    Amanda Cristine 7B.

    ResponderExcluir
  17. eu acho que as pessoas devem respeite os mais velhos quando vc estever pegando um onibos e vc tiver centada no lugar dos idosos procura dá o lugar pra eles como eu faço,quando eu pego o onibus e chega um idoso eu falo "senhor pode centar" e isso eu já faço agora faça sua parti! VITÓRIA SOUSA 7B.

    ResponderExcluir
  18. sim,o onibus estava lotado e chegou um senhor e eu dei o meu lugar para ele. IURI da Silva Prado 7B

    ResponderExcluir
  19. Ajudar ao Proximo e um exemplo de cidadania alias tudo o que voce fazer de bem pro Proximo ou pros familiares ou amigos ! Respeitar as Leis nao jogar lixo na rua mais se niguem ajudar fica dificil...... pra min fazer o melhor que puder ja e o Bastante.. :)

    Anderson 7°B

    ResponderExcluir
  20. sim,quando eu estou no banco com meu pai e tem um senhor nos deixamos pasar nossa frente . deivison 7b.

    ResponderExcluir
  21. Olá professora POLIANA é...os moradores de rua também s uma pessoa como todos nós,eles tambem deve ser respeitados
    Jady e Vivian 7B.

    ResponderExcluir
  22. Eu ajudo as pessoas em várias situações . como em ônibus , se têm uma pessoa idosa , grávida . etc ... e ninguém sede o lugar pra ela , eu dou o meu lugar .
    E quanto aos DIREITOS E DEVERES , acho digno um morador de rua ser respeitado , afinal eles são seres humanos e merecem respeito . TODOS MERECEM RESPEITO , AFINAL NINGUÉM GOSTA DE SER MAL TRATADO .
    Nome : Milena Souza Santos . 7C

    ResponderExcluir
  23. thaiane 7c,eu ajudo as pessoas no onibus,dou meu lugar para pessoas idosas,gestantes,pessoas com criança de colo e etc...

    ResponderExcluir
  24. Olá professora POLIANA é...os moradores de ruas tambem,eles tenque ser respeitados igual nós humanos





    NOME:GUILHERME PEREIRA E PAULO RICARDO

    ResponderExcluir
  25. Olá professora tudo bem? Queria te falar que as pessoas os trabalhadores os mendigos todos em geral, tem o direito de serem respeitados tanto na rua tanto dentro de casa por que o ser humano nao nasceu pra serem humilhados por que as pessoas em geral gosta muito de falar mal,criticar,julgar,bater etc...Mais nao pensan que amanha pode ser os seus filhos.Professora as pessoas tanto ricas,pobres,bem de vida nao podemos jugar essas pessoas e é isso que eu acho.Obriga beijos Bay bay
    SALETE e BEATRIZ 7ªC E VALEW POR VC SER MINHA PROFESSORA BEIJÃO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salete e Beatriz, fico feliz de ser professora de vocês... concordo com vocês, independente da condição de vida da pessoa, todos nós temos o direito ao respeito e dignidade.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  26. Todos nos temos direitos de sermos respeitados, dar preferencias aos idosos, deficientes e quem precisa...e se eu pudesse eu daria uma moradia melhor para alguns moradores de rua ... Thayna e Mariana 7C

    ResponderExcluir
  27. Quando vou ao mercado sempre ajudo os idosos a carregar as sacolas e no onibus sempre deixo idosos,grávidas e mulheres com criança de colo sentar no meu assento.
    Jéssica Cristina 7c

    ResponderExcluir
  28. eu ajudo os idosos atravessar e do o meu lugar no onibus e ajundo que tem dificudade fisica marcella

    ResponderExcluir
  29. todas as pessoas tem direitos como todos , nesse paÍs, os moradores de rua , os animais abandonados.Eu ajudo dando lugares para pessoas idosas, gestantes etc... e recolendo e ajudando animais abandonados. luana 7c

    ResponderExcluir
  30. nos ajudamos os idosos a carregar sacolas muito pessadas ou seder o lugar no onibus e respeitamos os funcionarios da escola .
    alvaro 7c
    rafael malfi 7c

    ResponderExcluir
  31. Ha Prof Acho que as pessoas tem direito de ter uma moradia melhor se eu pudesse tirava os moradores de rua e colocava numa casa boa todos temos um direito de viver melho !!! Alexsandro Gabriel 7°C

    ResponderExcluir
  32. Acho que que todo morador de rua, tem que ter o mesmo direito do que os outros moradores, eu ajudo algumas pessoas , na rua com dificuldades. Tenho 2 gattinhos, quando vejo outros jogados, dou ração elevo aqq ,no abrigo perto da minha cs.
    AndressaJaqueline . 7A

    ResponderExcluir
  33. Bom achamos que os moradores de rua tem os memos direito que agente . Bom nos ajudamos dando os lugares do ônibus para pessoas idosas gestantes etc.. obrigada por ser nossa professora.
    Laisa 7ºC e Chistiane 7ºC

    ResponderExcluir
  34. Acho que que todo morador de rua, tem que ter o mesmo direito do que os outros moradores, eu ajudo algumas pessoas , na rua com dificuldades. Tenho 2 gattinhos, quando vejo outros jogados, dou ração elevo aqq ,no abrigo perto da minha cs.
    Thiego & Higor . 7A

    ResponderExcluir
  35. Tenho ajudado as pessoas,quando entro no Ônibus dou o meu lugar mesmo que não esteja na cadeira de preferência,para as pessoas idosas,gestantes,com deficiencias especiais e pessoas com crianças de colo.
    Higor & Thiego 7A

    ResponderExcluir
  36. acho que os moradores de rua tem que ter direito a uma casa digna issso e direito de todos .além de crianças sem ir a escolaa alguém tem que tomar uma atitude .direito de estudar todos tem
    alisson 7aa

    ResponderExcluir
  37. acho que os moradores de rua tem que ter direito a uma casa digna issso e direito de todos

    milena 7°a

    ResponderExcluir
  38. Eu e a jessica ajudamos os animais de rua ex : cachorros gatos etc . Tbm damos esmolas para os moradores de rua .Tbm quando andamos de ônibus damos o nosso lugar para pessoas idosas com deficiencia gestantes etc .

    Ingrid & Jessica .C 7ªA

    ResponderExcluir
  39. 1-)não tem acontecido nada parecido
    Raquel e juliana 7ºA

    ResponderExcluir
  40. TODAS AS PESSOAS TEM DIREITOS E DEVERES COMO:DIREITO DE UMA RUA LIMPA DIREITO DE ESTUDAR E E TAMBÉM DEVER DE ESTUDAR, TRABALHA E ATC...

    ResponderExcluir
  41. 1)um menino estava andando de bicicle,e o bueiro estava aberto o menino ia cai dentro do bueiro mas eu ajudei ele rudson 7a

    ResponderExcluir
  42. todas as pessoas tem direitos e deveres como direitos de uma rua limpa direito de estudar e também deveres de estudar, trabalhar e etc...


    vinicius jesus 7 série A

    ResponderExcluir
  43. Moraia, comida, emprego, etc. A maioria falam muito dos nossos direitos mas poucos lembram dos deveres que na minha opnião são muito mais importantes que os direitos pois junto com nossos direitos vem os deveres que são : cuidar do patrmonio pulblico, respeitar o proximo entre outros.obrigado pela oportunidade Profª Poliana. Wesley 7ªA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc tem razão, Wesley... quando as pessoas cumprem seus deveres estão automaticamente garantindo os direitos de todos nós.

      Excluir
  44. Eu acho que os moradores de rua tem que ser mais respeitados pelas pessoas,não serem maltratados por outros,por que são seres humanos iguais a nós.

    Luiz Fernando e Gabriel 7a

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz Fernando e Gabriel... além do problema dos moradores de rua, de que outras formas podemos cumprir nossos direitos e deveres?

      Excluir
  45. Acho que todos deverian ajudar quen necessita, por exemplo o governo! Bem eles falam que vao ajudar os pobres (ou moradores de rua)mas a verdade so robam dinheiro dos mais pobres, e ao invés de nos ajudar com escolas postos de saúde e etc,(eles ajudam muito pouco)fincam com quase todo o dinheiro.

    nomes: Daniel Junior e Natanael
    7Aº

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniel e Natanael... o governo realmente tem que fazer a sua parte, mas nós cidadãos temos que escolher melhor em que votamos e também cobrar as promessas feitas durante as campanhas... isso tb é cidadania!

      Excluir
  46. Daniel Mendes De Sousa 7A
    Não Sei Qual e Meu Tipo mais Tento Fazer O Maximo pra Ajudar !

    ResponderExcluir
  47. Luiz Fernando e Gabriel, pensei em uma banda sertaneja agora ! HAHAHAHAAHAHA'

    ResponderExcluir
  48. Professora Poliana adoramos o seu blog ele ta muito lindo.Beijos

    Bruna e Jéssica 7A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna e Jéssica, espero que com o blog vcs gostem cada vez mais das nossas aulas! bjs

      Excluir
  49. É professora eu também acho que os mendigos de deviam ser respeitados e ter moradia e hospitais com mais funcionários
    e atendimentos mais favoráveis a população e mais paz e tranquilidade Guilherme Formagio 7ºc

    ResponderExcluir